X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

Assinatura - Novidades SIAO

SIAO 

esperamos sua visita

Nossa História

Conheça a história da Comunidade Nossa Senhora de Sião.

Nossa História

Alegramo-nos profundamente por fazermos parte deste tempo atual que consideramos um verdadeiro “kairós” para a Igreja.

Podemos com propriedade tomar para nós o que nos diz a palavra: “...ditosos os olhos que veem o que vós vedes, pois vos digo muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram” Lc 10,23-24.

Temos como nosso berço a Renovação Carismática Católica, essa graça pós-conciliar que nas palavras do Papa Paulo VI “… é uma sorte para a Igreja...”. Inseridos como que em um novo Pentecostes, temos visto florescer no seio da Igreja, novas formas de vida consagrada, fruto desse sopro do Espírito Santo nesses dias.

Foi dentro desse contexto de uma experiência pessoal com Jesus Vivo e Ressuscitado, vivendo um novo Pentecostes, que surgia no íntimo de alguns jovens uma profunda inquietação e um desejo autêntico de consagrarem-se mais inteiramente ao Senhor. Esses sinais fizeram-se sentir mais fortemente a partir de 1982 e como que às apalpadelas o Espírito Santo nos impulsionava a buscarmos por diferentes modos de viver aquilo a que nos sentíamos chamados.

Várias iniciativas foram tomadas nesse sentido tais como: Fundação de grupo de Oração na universidade Estadual de Maringá, curso de formação para líderes da Renovação Carismática Católica.

Em 1985, foi organizada por Sidnei Telles, então Coordenador Geral da Comunidade uma coletânea de textos de documentos conciliares e da Sagrada Escritura que tratavam da vida consagrada. Estes textos são hoje, a base da ESPIRITUALIDADE DOS FILHOS DE SIÃO.

Um sinal que recebemos de Deus nesse momento, veio através de um sacerdote canadense da Comunidade Maddona House. Através dele o Senhor disse que ali nasceria uma obra nova, de vida comunitária consagrada a Deus.

Estes e outros acontecimentos iam gradativamente nos preparando para uma vivência comunitária.

Como quem sofre as demoras de Deus pacientemente continuávamos nossa busca, partilhando nossos anseios entre nós e também buscando o apoio de sacerdotes, dentre eles destacamos Monsenhor Fritz que em momentos diferentes foi procurado por vários desses jovens no anseio de serem compreendidos e apoiados na sua busca.

Nesse período começou-se a estabelecer comunhão com o ramo contemplativo (convento Solitude) das irmãs de Sião. Podemos dizer que dali surgiu a nossa raiz contemplativa.

No ano de 1987, várias outras iniciativas foram tomadas mas nenhuma delas efetivou-se em uma experiência comunitária sólida.

Em 1990, após um Encontro para Casais promovido pela Equipe de Casais da RCC, o Raul e a Sirlei inspirados por Deus fundaram o Grupo de Oração Filhos de Sião. A palavra que o Senhor havia dado para a fundação do grupo foi o Sl 86:

" O Senhor ama a cidade que fundou nos montes santos; ele prefere as portas de Sião às tendas de Jacó. De ti se anuncia um glorioso destino, ó cidade de Deus. Ajuntarei Raab e Babilônia aos que me honram; Eis a Filistéia e Tiro com a Etiópia; Lá todos nasceram. Dir-se-á de Sião: um por um, todos esses homens nela nasceram; Foi o próprio Altíssimo quem a fundou. O Senhor inscreverá então no registro dos povos: "Aquele também nasceu em Sião. E cantarão entre danças: Todas as minhas fontes se acham em ti.”

Acorreram para o Grupo de Oração Filhos de Sião, casais, jovens, crianças e idosos. O Grupo de Oração crescia mas no íntimo de nossos corações AINDA FALTAVA ALGO.

Ao longo de doze anos a nossa vocação foi sendo moldada, provada no cadinho das iniciativas que não deram certo, tínhamos muitas razões para desanimar ou até mesmo desistir, mas dentro de nós havia “um fogo devorador que se encerrara nos ossos. Esgotamo-nos em refreá-lo, e não conseguimos” Jr 20,9.

Até que no dia 21 de Abril de 1994, o Raul e a Dalva fizeram um retiro para escutarem o que o Senhor tinha a nos dizer sobre comunidade. Nesse dia o Senhor nos disse: “Hoje eu estou lançando a pedra fundamental da comunidade. O Rhema para aquele momento de fundação foi a palavra de Is 54, 1-3

"Dá gritos de alegria, estéril tu que não tem filhos; entoa cânticos de jubilo, tu que não dá a luz, porque os filhos da desamparada serão mais numerosos do que os da mulher casada, declara o Senhor. Amplia o espaço da tua tenda, desdobra sem constrangimento as telas que te abrigam, Alonga tuas cordas, consolida tuas estacas, pois deverás estender-te à direita e à esquerda; teus descendentes vão invadir as nações, povoar as cidades desertas.”

Assim demos início a experiência comunitária que chamamos de Comunidade Nossa Senhora de Sião

Em 23 de novembro de 1999, Deus em seus insondáveis desígnios levou três dos membros da Comunidade em um acidente de carro: o Fundador, Raul Otávio Pimenta, Sirlei Telles Pimenta, sua esposa e Rosana dos Santos Orvatich. Foi uma experiência muito dolorosa, mas também muito frutuosa, não só pelo surgimento de novas vocações, mas sobretudo pelo apelo em nossos corações de entregamos o nosso tudo, uma vez que “tudo passa, Deus não muda...” (Santa Teresa de Jesus)

O grupo fez pela primeira vez os compromissos públicos de viver os conselhos evangélicos da Pobreza, Castidade e Obediência em 1997, já na casa Nossa Senhora de Sião, sob a orientação do Padre Bernardo Cnudd, o celebrante, o qual já vinha exercendo a função de orientador desde 1996, quando fora convidado.

A Renovação solene destes compromissos públicos ocorreu em 2001, celebrada a Santa Missa pelo Arcebispo Metropolitano de Maringá. Dom Murilo Kryeger.

Em 2019 a Comunidade Nossa Senhora de Sião completou seus 25 anos trabalhando para a santificação das famílias. 

Nossa História

Cookies
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.